Treinamento Veterinarios de Rua

Treinamento Veterinarios de Rua

Treinamento Veterinarios de Rua – A Associação Médicos do Mundo, em que o Projeto Médicos Veterinários de Rua está inserido, passou por reformulações. Para apresentarmos quem somos e as mudanças, que incluem novas ações a campo, o termo de voluntariado.

O cronograma de atividades no primeiro semestre de 2020, além de capacitarmos os voluntários de medicina veterinária para as futuras ações, foi planejado um treinamento inicial.

Pré-requisitos para ações

A participação no treinamento inicial e o termo de voluntariado são pré-requisitos para a atuação dos voluntários nas ações. Por isso, temos o prazer em convidar a todos que têm interesse em atuar no Projeto Médicos Veterinários de Rua de São Paulo para comparecerem no:

Dia: 29/01/2020, quarta-feira.
Horário: das 18h30 às 21h.
Local: Universidade Anhembi Morumbi – Campus Centro. Rua Dr. Almeida Lima, 1134 – Parque da Mooca, São Paulo – SP, 03164-000.
Sala: será informada via e-mail um dia antes com a confirmação da inscrição.
Inscrição: https://tinyurl.com/3treinamentomedvetderuasp

Pedimos para que todos levem documento com foto para a entrada no local do evento.

OBS 1: aqueles que já realizaram o treinamento, assinaram o termo, participaram e receberam certificados de alguma ação no segundo semestre de 2019 não precisa ir nesse dia.

OBS 2: as vagas para o treinamento são limitadas. Portanto, apenas se inscreva caso tenha certeza de que irá comparecer no evento, ou caso haja algum imprevisto que não possa comparecer no dia, avise a organização através de e-mail.

OBS 3: ainda não há outras datas de treinamento previstas. Quando houver, serão divulgadas.

Estamos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas via e-mail: medvetderua@gmail.com.

Até lá!
Equipe Médicos Veterinários de Rua

 

Heróis unidos salvam égua

Grupo de heróis unidos salvam égua

Na tarde de hoje um grupo de heróis unidos salvam égua recém parida.

Conversei com o Tenente Médico Veterinário PM do Regimento de cavalaria “9 de Julho”, Dr Daniel G0lcman sobre o recente resgate de uma égua levada por uma enchente em Francisco Mourato.

Desde já nosso sentimento assim como do proprietário da égua, é de agradecimento acima de tudo.

A Égua tinha idade avançada e estava recém parida

Antes de mais nada, conta o Tenente Daniel que o Corpo de Bombeiros foi acionado imediatamente pelo proprietário do animal.

A égua estava em uma baia em sua pequena propriedade  quando a chuva que caia fez transbordar o rio e inundar o local onde a égua descansava.

Entretanto, a égua é um animal de idade mais avançada mas que há pouco tempo deu cria e, somado à idade se encontrava debilitada oque apresentava mais um risco.

Com a força da correnteza o animal foi arrastado e caiu numa depressão de terra e arrastou o animal um bom pedaço.

Comando de Aviação da Polícia Militar (Águia) foi acionado

Logo depois os bombeiros chegaram e viram o estado do animal resolveram acionar o Comando de Aviação da Polícia Militar (Águia) para remoção do animal que se encontrava muito ferido para ficar de pé.

A Cavalaria também foi acionada para heróis salvarem égua

Por se tratar de um equino o comando resolveu acionar a Unidade de Cavalaria que enviou o Tenente Veterinário Daniel Golcman, que seguiu imediatamente para o local.

Uma vez com o animal o Tenente Golcman viu que seria realmente necessário transportar a égua para um local seguro e para tal foi preciso anestesia-la antes que fosse removida.

Foi necessária sedação para transportar o animal

Por se tratar de um animal debilitado primeiramente o Ten. Golcman aplicou uma sedação leve mais adequanda para que o animal ficasse imóvel.

Durante o transporte que foi feito imediatamente por içamento aéreo pelo Águia.

Uma vez em local seguro o proprietário foi instruído dos cuidados veterinários que deveriam ser tomados com o animal.

Heróis unidos salvam égua: Final feliz

Até o momento, fomos informados que o animal passa bem, sem grandes complicações causadas pelo incidente.

Por último gostaríamos de agradecer e imensamente as equipes de socorro e resgate do Comando de Aviação e Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Agradecimentos também ao Dr. Daniel Golcman, que tão prontamente atenderam a esse animal num momento de perigo e grande estresse.

Fotos 1º Tenente Veterinario Daniel Golcman

Leia também: