Ação social leva atendimento a moradores de rua

Ação social leva atendimento a moradores de rua

Projeto inédito no Recife contou com apoio de alunos de Medicina da UNINASSAU

Assessoria de Imprensa

Por: Aline Pinho 26/03/2018 – 16:10

Estudantes de Medicina da UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Recife e de outras universidades se uniram, no último domingo (25), para a primeira mobilização do “Médicos de Rua” no Recife. O projeto realizado na Praça 17 da Rua do Imperador, bairro Santo Antônio, também contou com a solidariedade de médicos especialistas em cardiologia, pediatria, geriatria, dermatologista, endocrinologista, além de psicólogos, dentistas e enfermeiros.

Atendimento e Doações

Os envolvidos na ação fizeram triagem, examinaram crianças, homens, mulheres e idosos em situação de rua, deram orientação sobre medidas paliativas, aplicaram flúor e ainda realizaram curativos. Após o atendimento, entregaram um kit de higiene, garrafa com água e medicamentos que receberam de doações. Os voluntários tiveram o apoio da Igreja do Divino Espírito Santo que até cedeu caixa de som para um grupo de estudantes entoarem músicas no violão.

Nossa missão é oferecer atendimento médico à população carente

A professora e organizadora da ação, Alexsandra Costa, explica que o projeto já acontece em São Paulo, desde 2016, por meio da articulação do neurologista e professor universitário Mário Vicente Magalhães. A pediatra ressalta ainda que a ideia da iniciativa é dar assistência às pessoas que não tem acesso à saúde de forma justa. “Nossa missão é oferecer atendimento médico à população carente, pois são muitos que vivem em situação de risco. O projeto sensibiliza e é uma forma de humanizar cada vez mais o estudante de medicina que precisa estar inserido na realidade do seu paciente e perceber como a questão social influencia na dinâmica saúde/doença”, destaca.
Para Ricardo Baracho, do 6º período de Medicina, o projeto permite um olhar diferenciado para os pacientes. “Ações como essa engrandecem muito o estudante, o médico e tornam a medicina mais humanizada. Já participei de outras iniciativas por meio de projetos de extensão, como o “UNINASSAU na Comunidade”, e é algo que a gente aprende muito”, afirma.
A professora Alexsandra pretende manter uma periodicidade mensal do projeto em outras comunidades.
Além da consulta, moradores também receberam medicamentos – Ação social leva atendimento a moradores de rua

FONTE: Uninassau