Surto, epidemia, pandemia e endemia: entenda qual é a diferença entre eles

Surto: acontece quando há o aumento repentino do número de casos de uma doença em uma região específica. Para ser considerado surto, o aumento de casos deve ser maior do que o esperado pelas autoridades. Em algumas cidades (como Itajaí-SC), a dengue é tratada como surto (e não como epidemia), pois acontece em regiões específicas (um bairro, por exemplo).

Epidemia: a epidemia se caracteriza quando um surto acontece em diversas regiões. Uma epidemia a nível municipal acontece quando diversos bairros apresentam uma doença, a epidemia a nível estadual acontece quando diversas cidades têm casos e a epidemia nacional acontece quando há casos em diversas regiões do país. Exemplo: no dia 24 de fevereiro, vinte cidades haviam decretado epidemia de dengue.

Pandemia: em uma escala de gravidade, a pandemia é o pior dos cenários. Ela acontece quando uma epidemia se espalha por diversas regiões do planeta. Em 2009, a gripe A (ou gripe suína) passou de epidemia para pandemia quando a OMS começou a registrar casos nos seis continentes do mundo.  A aids, apesar de estar diminuindo no mundo, também é considerada uma pandemia. 

Endemia: a endemia não está relacionada a uma questão quantitativa. Uma doença é classificada como endêmica (típica) de uma região quando acontece com muita frequência no local. As doenças endêmicas podem ser sazonais. A febre amarela, por exemplo, é considerada uma doença endêmica da região Norte do Brasil.

Fonte: Hospital São Lucas

Solidariedade em forma de Campanha: Quarentena Solidária

Campanha Quarentena Solidária

Com a suspensão de todos eventos públicos e cancelamentos dos alvarás para nossas ações também foram suspensos.

Nossos voluntários da área da saúde foram para a frente dessa batalha contra o coronavirus (COVID-19).

Como resultado disso nossa preocupação com as pessoas e animais que atendemos todos os meses aumentou ainda mais!

Impossibilitados de “ficar em quarentena” ou em “isolamento social”, as pessoas e animais em situação de rua ficaram ainda mais vulneráveis!

Desse modo ficaram sem meios de se alimentarem, cuidarem sua saúde e de seus animais e também ficaram mais expostos a fúria desse vírus!

Do mesmo modo, médicos e outros porfissionais da saúde também se encontram numa situação de vulnerabilidade pois são eles os soldados da linha de frente que lutam para nos salvar a todos!

Resolvemos então lançar uma campanha para continuar nosssa missão!

Nesse sentido unimos forças com a Associação dos Estudantes de Medicina de São Paulo (AEMED-SP) e com nosso parceiro de ações o “Moto Clube Insanos-MC” para fazer toda a logística de estocagem e distribuição de tudo que for adquirido na campanha.

A Campanha QUARENTENA SOLIDÁRIA na plataforma Kickante irá nos ajudar a continuar nossa missão da maneira que é possível neste momento.

Comprando e distribuindo kits de higiene, roupas, alimentos e tudo mais que for necessário para as pessoas em situação de rua, seus animais e também para nossos colegas e voluntários da área da saúde em diversas cidades no Brasil.

UNAM-SE A NÓS NESSA LUTA! DOEM AGORA! 

É FÁCIL E RÁPIDO! QUALQUER VALOR VAI AJUDAR MUITO!

https://www.kickante.com.br/campanhas/quarentena-solidaria-0

#quarentenasolidariamedicosdomundo #quarentenasolidaria #quarentena #coronavirus #amoraoproximo #medicosdomundo #medicosderua #juntossomosmaisfortes #virus #insanosmc #aemedsp

AVISO NACIONAL OFICIAL

Para acatar com as medidas de cancelamento de eventos públicos sendo impostas pelo governo em todo território nacional e amplamente divulgados pela midia, emitimos este aviso:

O Novo Coronavírus atinge APENAS humanos.

ATENÇÃO!

O Novo Coronavírus atinge APENAS humanos.

NÃO EXISTEM EVIDÊNCIAS de que cães e gatos são infectados e portadores da COVID-19, portanto, eles não transmitem o vírus!

Se for passear com os seus animais, procure locais abertos e sem muitas pessoas .

Ao retornar para casa, limpe as patas e os pelos do animal com água e xampu para animais ou lenços umedecidos.

Não abandone a sua melhor companhia, isso não ajudará a prevenir a COVID-19, além de ser uma irresponsabilidade moral e legal.

#medicosdomundo #veterinariosderua #saudeanimal #naoabandonemseuspets

ALERTA A POPULAÇÃO

INFORMAÇÕES IMPORTANTES A SEREM COMPARTILHADAS

Ação de Março em São Paulo

A ação do dia 8 de março no Pateo do Colégio em São Paulo foi maravilhosa!

Tivemos um movimento grande de voluntários e de pessoas e animais sendo atendidos.

São dias assim que fazem nossa organização tão especial e tão cheia de amor!!

No próximo domingo a acotecerá a ação de Curitiba, na Praça Tiradentes.

Médicos do Mundo nos USA

Entre Novembro de 2019 e Fevereiro de 2020 estivemos ativos abrindo parcerias e conecções com entidades de medicina de rua nos estados da Virginia, Massachussetts e Texas, nos Estados Unidos.

Os contatos e conversas evoluiram para o desenho de parcerias cintificas e operacionais que estão sendo desenhadas e deverão ser colocadas em pratica ainda este ano.

Em Fevereiro de 2020 houve uma reunião do Medicos do Mundo na Duffy Clinic, em Cape Cod, Massachussetts. A Duffy Clinic é uma clinica de atendimento de pessoas em situação de rua , localizada em Hyannis, em Cape Cod. A clínica tem uma linda sede com diversos profissionais e departamentos e atende pessoas em situação de vulnerabilidade social de toda a regição.

A Duffy Clinic nos recebeu para um almoço em sua sede onde trocamos informações e experiencias durante cerca de 2 horas no intuito de fazer dessa conecção uma porta aberta para o inicio de um trabalho de colaboração entre a DUFFY Clinic e o Médicos do Mundo!

Assim vamos caminhando e abrindo portas e fazendo coneções pelo mundo!

Onde há necessidade e boa votade há esperança!

Equipe Médicos do Mundo

Fotos: Christina Wiseman – Marketing Communications Manager at Duffy Clinic

SOBRE A DUFFY CLINIC

No final dos anos 80, uma enfermeira de saúde comunitária da “Visiting Nurse Association” começou a fazer “visitas domiciliares” aos convidados no abrigo da NOAH em Hyannis. Ela usou um armário no abrigo para armazenar suprimentos básicos de primeiros socorros. Logo, uma pequena clínica começou, fornecendo serviços básicos como pressão arterial, cuidados com os pés, ajuda com medicamentos e tratamento de cortes e contusões.Eventualmente, mais espaço no abrigo foi convertido em uma sala de exames e uma área de espera, e foram estabelecidos horários regulares para a clínica. Médicos voluntários foram recrutados. Os médicos de cuidados primários e especializados, podólogos e farmacêuticos começaram a ajudar nas clínicas noturnas duas vezes por semana.

Hoje, com um orçamento anual de mais de US $ 7 milhões, hoje a Duffy é a principal prestadora de serviços de saúde do Condado de Barnstable para adultos sem teto e tornou-se um participante ativo e um respeitado líder de esforços em toda a comunidade para restaurar a saúde e reconstruir a vida das pessoas que enfrentam ou correm riscos. de sem-teto em Cape Cod.

Sua equipe inclui médicos, enfermeiros, prestadores de serviços psiquiátricos, enfermeiros, terapeutas clínicos licenciados, conselheiros de abuso de substâncias, gerentes de casos e equipe administrativa.

AVISO

Treinamento Veterinarios de Rua

Treinamento Veterinarios de Rua – A Associação Médicos do Mundo, em que o Projeto Médicos Veterinários de Rua está inserido, passou por reformulações e para apresentarmos quem somos e as mudanças, que incluem novas ações a campo, o termo de voluntariado, o cronograma de atividades no primeiro semestre de 2020, além de capacitarmos os voluntários de medicina veterinária para as futuras ações, foi planejado um treinamento inicial.

A participação no treinamento inicial e o termo de voluntariado são pré-requisitos para a atuação dos voluntários nas ações. Por isso, temos o prazer em convidar a todos que têm interesse em atuar no Projeto Médicos Veterinários de Rua de São Paulo para comparecerem no:

Dia: 29/01/2020, quarta-feira.
Horário: das 18h30 às 21h.
Local: Universidade Anhembi Morumbi – Campus Centro. Rua Dr. Almeida Lima, 1134 – Parque da Mooca, São Paulo – SP, 03164-000.
Sala: será informada via e-mail um dia antes com a confirmação da inscrição.
Inscrição: https://tinyurl.com/3treinamentomedvetderuasp

Pedimos para que todos levem documento com foto para a entrada no local do evento.

OBS 1: aqueles que já realizaram o treinamento, assinaram o termo, participaram e receberam certificados de alguma ação no segundo semestre de 2019 não precisa ir nesse dia.

OBS 2: as vagas para o treinamento são limitadas. Portanto, apenas se inscreva caso tenha certeza de que irá comparecer no evento, ou caso haja algum imprevisto que não possa comparecer no dia, avise a organização através de e-mail.

OBS 3: ainda não há outras datas de treinamento previstas. Quando houver, serão divulgadas.

Estamos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas via e-mail: medvetderua@gmail.com.

Até lá!
Equipe Médicos Veterinários de Rua

Resgate aereo de egua machucada

Grupo de heróis urbanos trabalha unido para salvar a vida de uma égua arrastada por enchente!

Na tarde de hoje conversei com o Tenente Médico Veterinário PM do Regimento de cavalaria “9 de Julho”, Dr Daniel G0lcman sobre o recente resgate de uma égua levada por uma enchente em Francisco Mourato.

Conta o Tenente Daniel que o corpo de bombeiros foi acionado pelo proprietário do animal que estava em uma baia em sua pequena propriedade quando a chuva que caia fez transbordar o rio e inundar o local onde a égua descansava. A égua é um animal de idade mais avançada mas que há pouco tempo deu cria e, somado à idade se encontrava debilitada.

Com a força da correnteza o animal foi arrastado e caiu numa depressão de terra e arrastou o animal um bom pedaço.

Quando os bombeiros chegaram e viram o estado do animal resolveram acionar o Comando de Aviação da Polícia Militar (Águia) para remoção do animal que se encontrava muito ferido para ficar de pé.

Por se tratar de um equino o comando resolver acionar a unidade de cavalaria que enviou o Tenente Veterinário Daniel Golcman, que seguiu imediatamente para o local.

Uma vez com o animal o Tenente Golcman viu que seria realmente necessário transportar a égua para um local mais seguro e para tal seria preciso anestesia-la para que a remoção fosse possível.

Por se tratar de um animal debilitado o Ten. Golcman aplicou uma sedação leve mais adequanda para que o animal ficasse imóvel durante o transporte que foi feito por içamento aéreo pelo Águia.

Uma vez em local seguro o proprietário foi instruído dos cuidados veterinários que deveriam ser tomados com o animal.

Até o momento, fomos informados que o animal passa bem, sem grandes complicações causadas pelo incidente.

Gostaríamos de agradecer e imensamente as equipes de socorro e resgate do Comando de Aviação e Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo e também ao Dr. Daniel Golcman, que tão prontamente atenderam a esse animal num momento de perigo e grande estresse.

Fotos 1º Tenente Veterinario Daniel Golcman