Médico brasileiro leva atendimento humanizado a moradores de rua

A situação da saúde pública no Brasil está realmente lamentável: hospitais lotados, número de médicos e enfermeiros reduzidos, aparelhos fundamentais quebrados ou sem manutenção, pacientes amontoados no corredor, uma verdadeira tristeza. Com tanta dificuldade, um médico decidiu arregaçar as mangas e levar o atendimento para quem mais precisa.

Mário Vicente Campos é um neurologista que realmente ama a sua profissão e entende a importância de um bom atendimento. Por isso, ele decidiu levar seu consultório para o lado e fora e criou uma ONG, chamada Médicos de Rua, para prestar auxílio a pessoas sem-teto.

De acordo com o site Razões para Acreditar, o médico se formou no Brasil e foi para os Estados Unidos para concluir a especialização. Ao voltar para São Paulo, ele começou a lecionar em uma universidade. Foi então que ele percebeu a necessidade de ajudar a população em situação de rua.

Em um primeiro momento, ele trabalhava sozinho, mas o projeto começou a se popularizar e muitos alunos e colegas passaram a integrar a equipe. “Começaram a aparecer alunos e mais alunos. Hoje triamos cerca de 1000 pessoas por ação e tratamos de cerca de 100 a 150”, contou ele ao site.

 

O projeto expandiu bastante e, hoje, atende moradores de rua em São Paulo, Recife, Itajubá, São José dos Campos e, mais recentemente, em Curitiba. Além dos cuidados médicos, os voluntários pagam pelos remédios receitados e ainda oferecem alimentação. Quando é preciso, os pacientes são encaminhados para hospitais. Os Médicos de Rua promovem esta ação em um domingo por mês.