Médico que atende população de rua é recebido pelo Deputado Coronel Camilo

Acompanhado pelo Capitão Médico da Polícia Militar, André Mangabeira, e de alunos de medicina, o médico neurologista Mário Vicente Campos Guimarães, que coordena atualmente um trabalho voluntário de atendimento aos moradores de rua, foi recebido pelo Deputado Estadual Coronel Camilo (PSD) no chamado Café com o Deputado. O encontro foi nesta segunda-feira, 5, na Assembleia Legislativa.

O parlamentar enalteceu a iniciativa do médico e de seus alunos e fez questionamentos sobre as principais dificuldades encontradas pelos voluntários no decorrer dos trabalhos.Guimarães, que também já foi oficial médico da Polícia Militar, disse que essa proposta nasceu de uma experiência internacional, durante o tempo em que morou nos Estados Unidos. Ao regressar ao Brasil, em 2015, convidou outros médicos e alunos para participarem desse projeto, que acabou se transformando na ONG Médicos de Rua.

Os estudantes presentes na reunião fizeram considerações sobre a experiência. Juliana de Medeiros, por exemplo, observou que aprende muito com esse trabalho: “A rua é uma escola”, afirmou. Lucas Matheus ponderou que a maioria dos casos não requer encaminhamento. A universitária Caroline Santana afirmou que existe muito preconceito em relação aos moradores de rua e que é necessário ouvi-los para saber os motivos que levaram essas pessoas a viverem nessas condições.

Coronel Camilo é Coordenador, na Assembleia, da Frente Parlamentar da Família, Cidadania e Cultura. Ele observou que quando uma cidade investe na saúde e educação, os dados de segurança pública melhoram, pois se tem menos problemas sociais. Ao final, o parlamentar entregou ao médico Mario Guimarães um diploma de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido e se colocou à disposição para colaborar com as atividades desenvolvidas pela ONG.  Camilo ainda acompanhou os visitantes em alguns setores da Assembleia Legislativa, explicando o funcionamento dos trabalhos no Legislativo paulista

05.03.2018

Por Josué Rocha