Médico do Mundo na Virgínia, USA

Médicos do Mundo nos USA

Médicos do Mundo nos USA

Médicos do Mundo nos USA, no dia 29 de janeiro de 2020, tivemos uma bate-papo com Erica Menino, atualmente uma da integrantes do Georgetown Street Medicine Outreach, GSMO, em Georgetown , Washington DC.

Foi um bate-papo  descontraído porém com muita troca de experiências sobre a atuação das duas entidades.

Assim como os Médicos do Mundo o GSMO também nasceu cercado de alunos de uma Universidade.

O GSMO está sob a tutela da Faculdade de Medicina Familiar da Universidade de Georgetown em Washington DC é hoje uma das mais respeitadas do país.

Entretanto o trabalho de “outreach” feito pelos alunos de Georgetown difere um pouco das ações dos Médicos do Mundo.

Primeiramente os alunos percorrem alguns quarteirões das redondezas da universidade atendendo pessoas em situação de vulnerabilidade social juntamente com seus tutores.

Posteriormente se reunem para discutirem o andamento da ação e seus resultados. O trabalho itinerante tráz ajuda e conforto a pessoas que não tem acesso a saúde de outra forma.

Como atuam

Frequentemente os alunos da Georgetown University saem às ruas ao encontros de pessoas em situação de vulnerabilidade social sem muitos equipamentos. Ao mesmo tempo que atendem essas pessoas aprendem a lidar com as adversidades do ambiente não controlado e rústico das ruas.

Experiência sob tutela de reitora com experiência internacional.

A Reitora do departamento de medicina da família Irma Frank, é a responsável pelo GSOM da Universidade de Georgetown. “Dean Frank”, como é chamada tem uma vasta experiência internacional, e inclusive já esteve no Brasil

Irma Frank é professora, diretora adjunta sênior de programas internacionais e presidente do Comitê de Programas Internacionais da Faculdade de Medicina.

Ingressou em Georgetown há mais de 25 anos e foi membro do Comitê de Iniciativas da América Latina (2016-2017).

Georgetown tem laços profundos e antigos com a América Latina através de suas atividades de pesquisa, ensino e divulgação. Dessa forma temos a oportunidade de estreitar os laços entre os Medicos do Mundo ações ligadas à medicina de rua tambem nos Estados Unidos.

Leia Também: