MÉDICOS VÃO ÀS RUAS ATENDER MORADORES

MÉDICOS VÃO ÀS RUAS ATENDER MORADORES

26 de dezembro de 2018

VOLUNTÁRIOS do 25 de dezembro de 2018 aconteceu  também humanizar alunos de medicina

Recife recebeu, no domingo dia 25 de dezembro de 2018, a primeira ação da organização não governamental Médicos de Rua.

O projeto levou atendimento médico às pessoas em situação de rua e será realizado na Praça Dezessete, na Rua do Imperador, bairro de Santo Antônio, Centro da cidade. A iniciativa também busca humanizar estudantes de medicina, inserindo-os numa realidade muitas vezes distante da que vivenciam. A expectativa do grupo é de atender cerca de 200 pessoas, das 10h às 14h.

“É importante levar esse suporte de saúde para quem não tem acesso. Já somos cerca de 80 voluntários, entre médicos, estudantes de medicina e apoio multidisciplinar de enfermagem, psicologia, odontologia e nutrição”, conta a infectologista pediátrica, Alexsandra Costa, que coordena a ação no Recife.

A médica, que já realizava ações solidárias em parceria com paróquias da cidade, conheceu o trabalho dos Médicos de Rua em fevereiro, quando uma aluna apresentou um vídeo do projeto. “Entrei em contato com o doutor Mário Vicente, que coordena a ação em São Paulo, para entender a proposta e conseguimos mobilizar participantes aqui também”, disse.

A ação beneficiou de crianças a idosos. Será prestado atendimento básico e os casos mais graves serão encaminhados aos hospitais de referência Geral de Areias, Oswaldo Cruz e das Clínicas. “Faremos as intervenções possíveis, como orientações, medicação, curativos”, explica a médica.

Comemoramos cada nova adesão ao projeto

A aluna do 9º período do curso de medicina, Thaísa Siqueira, é uma das participantes. “Comemoramos cada nova adesão ao projeto, nossa expectativa é a melhor possível. É a primeira vez que atuo com uma população de extrema carência, para a qual todo trabalho, por menor que possa parecer, é importante”, avaliou.
O grupo está arrecadando creme dental, escova de dentes e squeezes (garrafinhas pra água como as de academia).

O projeto Médicos de Rua teve início com o médico Jim Withers, em 1992, em Pittsburgh, nos Estados Unidos. Durante temporada nos EUA, o médico Mário Vicente Campos Guimarães conheceu a ação e trouxe para o Brasil. Há dois anos, o médico, seus alunos e demais voluntários da equipe multidisciplinar realizam atendimentos nas ruas de São Paulo. Este ano, as ações ocorrem simultaneamente, no Recife e na capital paulista.

As doações podem ser entregues no ambulatório do Hospital Geral de Areias, na Avenida Recife, 810, Estância, Zona Oeste do Recife. O material também pode ser levado no dia da ação, na Praça Dezessete.

FONTE: Cremep /JORNAL DO COMMERCIO