Projeto Mulheres Sem Medo selecionado pela Embaixada da França no Brasil, 2019

         

É com imensa felicidade e satisfação que anunciamos que o projeto Mulheres Sem Medo, integrante da Associação Médicos do Mundo, foi nomeado como um dos projetos da sociedade civil brasileira, selecionados no âmbito do convite de apresentação de projetos para 2019.

O projeto se insere num contexto atual de grande vulnerabilidade social, colapso na área da saúde, falta de dados atualizados e planejamento focado em populações vulneráveis como os transexuais femininos e as mulheres. O local de realização será na área central do município de São Paulo, mais precisamente na Sé.

Neste contexto, já estamos agindo pela ONG para diminuirmos as necessidades que envolvam saúde, no seu absoluto significado, pois ao aprofundarmos a população que atendemos nos damos conta que além das dores físicas há dores psíquicas, necessidade do auto cuidado, da sua documentação para ser enxergado como cidadão, logo, existente e assim, tornar-se menos invisíveis aos olhos dele mesmo e dos outros. Realizaremos este trabalho e usaremos a rede pública para direcioná-los de uma forma melhor triada e racionalizada para o melhor uso desta saúde possível para complementar a ideia e que futuramente ajudemos num fluxo desta população e que de acordo com as problemas vistos e recursos utilizados, possamos mudar e implementar melhorias na política de acesso à saúde destes.

Complementarmente, realizaremos parcerias com grupos próximos ao local de atuação com competências diferentes e que agreguem cuidados, repliquem conhecimentos e modelos para assim, sedimentar e melhorar o cuidado a esta população.

 

Associação Médicos do Mundo