Visita de representantes da ONG Médicos de Rua

Visita de representantes da ONG Médicos de Rua

Acompanhado pelo capitão médico PM Mangabeira e de alunos de medicina, o neurologista Mario Guimarães, que coordena um trabalho voluntário de atendimento a moradores de rua, foi recebido pelo deputado Coronel Camilo no Café com o Deputado da última segunda-feira (5/3). O parlamentar louvou a iniciativa e fez questionamentos sobre as principais dificuldades encontradas pelos voluntários.

Guimarães, que também já foi oficial médico da Polícia Militar, disse que essa proposta nasceu de uma experiência internacional, durante o tempo em que morou nos Estados Unidos. Ao regressar ao Brasil, em 2015, convidou outros médicos e alunos para participarem do projeto, que acabou transformando-se na ONG Médicos de Rua.

“A rua é uma escola”

Os estudantes presentes na reunião fizeram considerações sobre a experiência. Juliana, observou que aprende muito com esse trabalho: “a rua é uma escola”, afirmou. Lucas ponderou que a maioria dos casos não requer encaminhamento. A universitária Carol disse que há muito preconceito em relação aos moradores de rua e que é necessário ouvi-los para saber os motivos que levaram essas pessoas a viverem nessa condição.

Coronel Camilo observou que quando uma cidade investe na saúde e educação, os dados de segurança pública melhoram, pois se tem menos problemas sociais. Ao final, o parlamentar entregou a Guimarães um diploma de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido.